Seguidores

CURSO:COMO PREPARAR UM SERMÃO

VIVENDO O CARÁTER DE CRISTO



Vim buscando uma forma de trazer uma mensagem que não fosse rotineira.
Que realmente suprisse uma necessidade primeiramente minha e conseqüentemente da igreja.

Sempre que alguém se dirigi ao púlpito para pregar, qual seja o tema, ela se direciona a dois tópicos, AMOR DE DEUS, ou DOUTRINA.
É muito comum você ver membros dizendo;

A igreja precisa falar mais do AMOR DE DEUS, parar de descer o sarrafo nos membros

Ou então ouvimos:
A igreja precisa falar mais dos seus dogmas, suas leis, pararem de passar à mãozinha na cabeça do membro, e realmente falar o que é necessário, profecias, leis, as regras que Deus quer que seguimos.

Os dois pontos de vista são verdades, mas independente de qual seja o ponto de vista, a mensagem para o povo de DEUS deve ser objetiva a necessidade da igreja.
E a necessidade da igreja, do cristão hoje seja algo simples, ou talvez não tão simples, mas a palavra que define esta situação é ROTINA.

A rotina é algo PERIGOSO e COMUM dentro da IGREJA e na vida de um CRISTÃO.

EXEMPLO:
1 Quando nós lemos a bíblia todos os dias, estudamos a lição diariamente adquirimos mais conhecimentos a cerca da palavra de Deus, a cerca de suas vontades, E ISSO É MUITO BOM.
PORÉM, quando algo SEJA ELE BOM OU RUIM se torna COMUM, na vida da gente, ele passa há ser mecânico, ele passa a há ser ROTINA, e isso não é bom.
A palavra de Deus deve ser observada sim, DIAREAMENTE, mas com muito cuidado pra que seu objetivo não perca a direção, pois o conhecimento sem foco, sem direção de nada vale.

2 Um outro exemplo são os ACONTECIMENTOS DIARIOS DA HUMANIDADE, jornais mostram todos os dias, guerras em outros continentes em situações extremas, mas já estamos tão vacinados com a situação, AO PONTO DISSO SER ALGO NORMAL NO NOSSO DIA A DIA, e esquecemos que toda essa violência também faz parte de nossa vida, DE CADA UM DE NÓS.


O que estou tentando dizer meus queridos irmãos é que mesmo com conhecimento adquirido na igreja, através de hábeis pregadores, conhecimento adquirido de forma pessoal, através da lição da escola sabatina, da bíblia sagrada, NÃO VALE NADA SE NÃO ENCHERGAMOS UM PALMO DIANTE DO NOSSO NARIS.

Vamos continuar com o exemplo das guerras e depois ao longo da mensagem vamos transformar este exemplo em algo mais íntimo, mais próximo de nós.

VAMOS A LEITURA BÍBLICA:
 Gêneses – cap. 8 verso 4

Todos conhecem essa história, aqui se inicia uma nova era, um novo mundo, A SEGUNDA CHANCE PARA O HOMEM DE SE REGENERAR DE SEUS PECADOS E CONSTRUIR UMA NOVA HISTÓRIA.

Mas já é de natureza do homem o pecado, desde a entrega as tentações de satanás no jardim do Éden.

Gêneses – cap. 9 verso 20 em diante.

Aqui em um conflito entre PAI E FILHO nasce a GUERRA.
Aqui é a origem das maiorias das GUERRAS que vemos hoje e achamos tão comuns aos nossos olhos por serem ROTINAS em nosso dia a dia.

  • começa com a maldição de Noé ao seu filho Can
  • Os filhos buscam uma região para construir suas nações.
  • Igreja usa a palavra de DEUS para dominar território africano.

(quantas vezes nos dias de hoje usamos a palavra de Deus no intuito de corrigir, ajudar, mas acabamos condenando nossos irmãos por que em vez de acolher os que erraram nós acabamos impondo a verdade, e às vezes de forma contraditória.)


Por que contraditória?

Resposta: porque o que deveríamos observar que as leis deixadas por Deus ao homem, são direcionadas a adoração a Deus e ao respeito e amor para com o próximo, ou seja, destinada ao HOMEM PARA DEUS E AO HOMEM PARA COM O HOMEM.


Portanto, mesmo que Noé tenha amaldiçoado seu filho (Can), a ser submisso aos seus irmãos naquele momento, nada impedia que ele fosse perdoado, porém a submissão dos herdeiros de Can duram até hoje.
Os fatos decorrentes nos últimos anos mostram uma briga incansável para impor uma fé, sem preservar o respeito e o amor do ser humano para com outro.


            Sem – asiáticos
            Jafé – europeus
            Can – africanos

Observando os nomes dos filhos de Noé acima, podemos ver que as origens de Sem e Jafé continuam querendo dominar os descendentes do seu irmão Can. É o domínio e a busca pela vontade do humano de fazer seu semelhante lhe submeter.


E você sabe o significado da palavra HUMANO?


Tive a curiosidade de buscar seus significados e achei vários deles (citar os significados)

·       Espécie racional
·       Quem ama sua própria espécie
·       Ser humano á ter compaixão de um ser pelo outro
·      Humano (conhecido taxonomicamente como Homo sapiens, do latim "HOMEM SÁBIO"

Quando esquecemos desses significados, nós também esquecemos o que cada ser humano representa para Deus e quais são nossas obrigações para com eles.

DEUS NOS DEIXOU UM MANDAMENTO MUITO SIMPLES QUE RESUMI TODOS OS OUTROS QUE DIZ ASSIM:

JOÃO 13: 34 - E há um novo mandamento que vos dou, que ameis uns aos outros como eu vos amei.

O amor verdadeiro ama o outro como a si mesmo. Isso deve ser seguido ao pé da letra: temos realmente que ver no próximo um “outro nós” e fazermos ao outro o que faríamos a nós mesmos. O amor verdadeiro é o que sabe sofrer com quem sofre alegrar-se com quem se alegra, carregar os pesos dos outros e, como diz Paulo, sabe “fazer-se um” com a pessoa amada. Dessa forma, é um amor não só de sentimento ou de palavras bonitas, mas que se exprime em fatos concretos.
Quem possui outra fé religiosa também procura agir assim, segundo a conhecida “regra de ouro”, que existe em todas as religiões. Ela exige que façamos aos outros o que gostaríamos que fosse feito a nós. Gandhi a explica de modo muito simples e eficaz: “Não posso fazer mal a você sem ferir a mim mesmo” (cf. Wilhelm Mühs, Palavras do Coração, Cidade Nova, São Paulo, 1998).
Deus deixou um novo mandamento, somente um, ou seja, um novo mandamento no SINGULAR, porém com duas obrigações, amar a Deus e ao próximo.
Mas se são duas obrigações por que Deus não criou dois novos mandamentos, em vez de somente um? (amarás há Deus sobre todas as coisas e ao teu próximo como a Ti mesmo).
RESPOSTA: Porque não se ama a Deus sem amar ao próximo, e não se ama ao próximo sem amar a Deus.

É importante amar, afinal Deus amou o homem, Deus amou o pecador, e também perdoou.
Portanto quando se observa a igreja de Cristo não se vê bancos vazios por falta de missionários, estudos bíblicos, ou de material para trabalhar.
Se vê bancos vazios, por que deixamos de amar.
É isso mesmo, nos focamos tanto no conhecimento, na obrigação de aprender e ensinar, de batizar, focamos tanto nossos olhos nos que entram que esquecemos dos que já estavam em nosso redor.
Condenamos os erros, disciplinamos, cumprimos com o que rege o estatuto, a doutrina da igreja, o que não está errado, porém, Deus corrige com amor, abominando o pecado e não o pecador.

Jesus enquanto esteve na terra nos deu este exemplo – JOÃO 13: 1
 JOÃO – 3 VERSO 16

No dia 21 de Janeiro se comemorou o DIA MUNDIAL DAS RELIGIÕES

A religião é um corpo de crenças que ultrapassam a realidade da ordem natural, e que tem por objeto o SAGRADO, sobre o qual elaboramos sentimentos, pensamentos, e ações.
Sendo assim a religião, a palavra de Deus, não deveria ser motivo de desunião, de imposição, mas sim de união entre os homens.
A religião deveria ser a oportunidade de o homem entender que ele não precisa viver abaixo da lei de Deus para ser salvo e sim acima dela, pois é pela religião que se conhece a palavra de Deus, e consequentemente se tem a transformação.
E é neste momento, na transformação que ele o homem, passa a viver acima da lei, por que ele não precisa mais dela, pois os objetivos da lei, passa a fazer parte do seu caráter.

Não deixe que seus irmãos, amigos que estão hoje aqui sentados em sua volta perca esta chance de viver esta transformação, sua obrigação com eles não foram limitados até o batismo, mas para sempre, afinal agora ele faz parte da sua família, foi Deus quem determinou que VOCÊ deveria amá-lo.

VERSO FINAL - Aquele que não ama não conhece a Deus,pois Deus é amor.(1Jo4.8)


Autor: Thamer Paulino










Nenhum comentário:

Postar um comentário